O Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web da Universidade de Aveiro teve a sua primeira edição no ano letivo de 2021/2022. Esta oferta formativa teve a particularidade de ter sido desenhada, e proposta à A3ES, com base na estratégia pedagógica de Challenge-Based Learning (CBL), aplicada de modo transversal no decurso do 1º ano do ciclo de estudos.
Com esta abordagem pretendeu-se dar continuidade às experiências realizadas no âmbito de um mestrado anterior, cujos resultados se revelaram muito positivos na promoção de uma cultura de inovação, colaboração e articulação entre os docentes e, desse modo, contribuir significativamente para melhorar a qualidade geral da formação. Com o envolvimento de um parceiro estratégico de CBL por cada edição do mestrado, promove-se um contexto rico de aprendizagem, promovendo uma sinergia entre o contexto académico e outros contextos externos, principalmente da indústria.
Nesta sessão pretende-se partilhar o modelo adotado no âmbito do MCTW, as estratégias seguidas para o envolvimento dos docentes, a recetividade por parte dos estudantes e os resultados gerais que têm vindo a ser conseguidos.