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Jornadas

As Jornadas EPIC inserem-se na atividade “Programas Transformadores de Desenvolvimento de Docentes de Ensino Superior”, no âmbito do consórcio EPIC. O objetivo é promover um modelo colaborativo de formação pedagógica, proporcionando um espaço rico de cocriação e diversificado de aprendizagem contínua, estruturado nas quatro áreas do projeto: +digital, +plural, +estudante e +rede”.
Esta iniciativa destina-se aos docentes das IES do consórcio EPIC, oferecendo formações online de curta duração. 

Inscreva-se nas sessões que estão disponíveis.

Nova edição em breve

Histórico

2.ª edição

A plataforma Teaching Analytics como ferramenta de análise de dados para a melhoria dos processos pedagógicos no Ensino Superior.


A Teaching Analytics, ferramenta de análise de dados desenvolvida na UBI, combina dados da sala de aula com métricas de desempenho académico para fornecer aos Professores insights abrangentes sobre as suas metodologias de ensino. O projeto procura melhorar o processo de ensino-aprendizagem, disponibilizando aos professores os dados necessários para identificar áreas de melhoria, intervir de forma proativa e otimizar os resultados dos alunos.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Digital

Modelo de CBL transversal ao 1º ano do ciclo de estudos do Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web da UA


O Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web da Universidade de Aveiro teve a sua primeira edição no ano letivo de 2021/2022. Esta oferta formativa teve a particularidade de ter sido desenhada, e proposta à A3ES, com base na estratégia pedagógica de Challenge-Based Learning (CBL), aplicada de modo transversal no decurso do 1º ano do ciclo de estudos. 



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Rede

Motivar para aprender no Ensino Superior


A desmotivação dos estudantes é frequentemente apontada como um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem. Nesta formação explorar-se-á os diversos tipos de motivação, as causas, bem como estratégias práticas e eficazes que os docentes poderão implementar para motivar os estudantes no seu processo educativo, criando um ambiente de aprendizagem estimulante e inspirador.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Estudante

Um percurso sem retorno: A permanência em mudança dos estudantes do ensino superior


Esta ação procura refletir sobre alguns aspectos que parecem ser críticos para um percurso bem sucedido dos estudantes do ensino superior. Por um lado, as variáveis que estão associadas aos processos de adaptação proativa ao percurso académico e aos desafios, externos e internos, que se colocam a este processo. Depois, refletindo sobre o poder da auto-regulação no envolvimento em comportamentos que promovam o sucesso pessoal e académico.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Estudante

Documentos mais acessíveis


Nesta sessão iremos abordar questões de legibilidade e acessibilidade aos documentos produzidos no contexto académico. Pretende-se promover a consciência para algumas barreiras existentes e ilustrar como se podem ultrapassar com base em recursos ao alcance de todos. Em resumo, será uma sessão prática para demonstrar e experimentar algumas soluções simples que permitem tornar os documentos mais acessíveis, promovendo a inclusão.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Plural

Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos


Esta formação é dirigida a docentes que pretendam aumentar o seu reportório de aptidões para o desenvolvimento e refinamento de materiais multimédia de suporte a atividades pedagógicas e de investigação. A formação tem um caráter teórico-prático e pretende proporcionar conhecimentos básicos sobre a operação do software Blender 3D - um software gratuito e versátil para produção de modelos 3D e respetiva animação.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Digital

Criação de Conteúdos Interativos com H5P no Moodle


Nesta sessão de formação, os participantes irão explorar o potencial da integração do H5P no Moodle para criar conteúdos interativos que enriquecem o ensino e a aprendizagem. Através de uma abordagem prática, os professores irão aprender a utilizar diferentes tipos de atividades do H5P, desde quizzes interativos até vídeos com anotações, para tornar as suas aulas mais dinâmicas e envolventes.



Formador(es)
Susana Caixinha

Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Digital

Acolher e promover a diversidade com sucesso no Ensino Superior


Promover a diversidade no ensino superior é um desafio que exige compromisso e ação. A promoção da diversidade no ensino superior começa com a criação de políticas institucionais que incentivem a inclusão e a equidade, mantendo a qualidade das suas respostas formativas.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1,5h

Percurso EPIC
+Plural

Promoção de práticas inclusivas e equitativas de género nas áreas STEM no Ensino Superior


Esta ação de formação destina-se a professores de todas as áreas do ensino superior e visa sensibilizá-los para a importância da inclusão e equidade de género nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Plural

Um processo colaborativo para pensar e trabalhar o desenho em design


No decorrer desta formação pretende-se discutir algumas possibilidades que promovam estratégias de ensino e de aprendizagem inovadoras. O contexto será em redor de competências de desenho fundamentais para as diversas áreas dos cursos de design e para uma atuação como futuro designer. Deste modo, esta formação pretende salientar três pontos fundamentais: 1.º: situações aplicadas em contextos académicos sobre estratégias e metodologias além da visão de ensino tradicional. 2.º: abordagens desenvolvidas sobre inovar no ensino e aprendizagem do desenho.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h

Percurso EPIC
+Estudante

Projeto de Inovação Pedagógica e Cocriação


Esta ação de formação está centrada na promoção da inovação pedagógica e pretende potenciar dinâmicas pedagógicas inovadoras que possam apoiar a criação de novos percursos formativos. A ação baseia-se na experiência do formador no Projeto de Inovação Pedagógica do IPVC, que tem como um dos principais objetivos reforçar ações de cocriação com docentes e estudantes, visando a melhoria contínua da experiência de ensino e aprendizagem. Nesta ação será apresentado o processo, as ferramentas e os métodos já experimentados, bem como os seus resultados na prática.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Rede

Aprendizagem-Serviço: Abordagem Pedagógica Experiencial


Aprendizagem-Serviço (ie, “Service-Learning” ou “Experiential Learning”) é uma metodologia ativa, que se afasta do modelo de ensino tradicional, permitindo que os estudantes se envolvam numa educação experiencial que contribui para o desenvolvimento de competências de organização, comunicação, capacidade de análise, aprendizagem autónoma, espírito empreendedor, criatividade, trabalho de equipa e compromisso ético.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Rede

Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter prático


Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. Estas ferramentas, assim como as metodologias de ensino adequadas, podem potenciar o interesse do estudante e respetivo envolvimento com o trabalho proposto, resultando numa participação mais ativa em sala de aula.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Plural

Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal


A contemporaneidade parece caracterizar-se por avanços tecnológicos frenéticos, mudanças sociais e políticas céleres, produção e disseminação incessantes de (des)informação. Para quem é docente no ensino superior, o desafio da educação e da formação de estudantes torna-se ainda mais premente, pretendendo o desenvolvimento individual, social, profissional de indivíduos que possam ser cidadãs e cidadãos num mundo globalizado, em que o local e o global não se podem desenredar. Mas como preparar as e os estudantes para o mundo?



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Estudante

1.ª edição

Os desafios de integrar a IA na Educação Superior


Apresentação dos desafios e oportunidades da utilização da IA generativa na Educação. Utilização de algumas ferramentas com exemplos que podem ser utilizadas na sala de aula e na investigação.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Digital

Combinando a Tecnologia e o Pensamento Futurista em Sala de Aula: Uma Abordagem Prática


O objetivo desta sessão é partilhar experiências e realizar atividades práticas, demonstrando como a integração da tecnologia em sala de aula pode ser potencializada pelo pensamento futurista. Vamos explorar como essas abordagens podem ser aplicadas em diferentes contextos educativos para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Pretendemos criar um ambiente participativo e criativo, onde os participantes serão desafiados a avaliar a adoção das tecnologias e metodologias apresentadas nas suas áreas de especialização e docência.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Digital

Princípios pedagógicos na produção de conteúdos multimédia


Na última década, a qualidade dos suportes de ensino tem vindo a revelar-se de uma grande importância no processo de ensino/aprendizagem. Quer se trate de uma apresentação PowerPoint, de um manual em papel ou da produção de um vídeo, devemos reconsiderar a maneira como levamos os alunos a seguir, compreender e interagir com os nossos conteúdos. Nesta formação iremos percorrer os 12 princípios de Meyer, destinados a ajudar na preparação e conceção de conteúdos pedagógicos multimédia.



Formador(es)
Gilberto Manuel Gomes Branco Vasco

Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Digital

Introdução à Inteligência Artificial: Desvendando as Potencialidades das Plataformas Modernas


Descubra o mundo da Inteligência Artificial nesta formação introdutória, desenhada para iniciantes. Exploraremos as plataformas líderes de IA, destacando as suas funcionalidades, aplicações práticas e o impacto revolucionário que têm nas mais diversas áreas. Desde chatbots inteligentes até sistemas de reconhecimento de padrões, esta formação proporcionará uma visão abrangente das potencialidades da IA e como tirar o máximo proveito das plataformas disponíveis. Este é o seu primeiro passo para compreender e utilizar as ferramentas que estão a moldar o futuro.



Formador(es)
Susana Caixinha

Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Digital

Gamificação da Aprendizagem


A gamificação é a utilização de elementos característicos de jogos em situações de não-jogo. Estes elementos de jogo devem ser somente aqueles que tenham um papel significativo na jogabilidade, tais como, a existência de uma narrativa, a definição de objetivos claros, de níveis de dificuldade, de limites de tempo, de tabelas de pontuação ou de um sistema de recompensas. No entanto, o facto de se utilizarem esses elementos não pressupõe o uso de um jogo propriamente dito. Porquê usar a gamification?



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Digital

"One size does not fit all”: Universal Design for Learning - uma abordagem para potenciar o processo de ensino e aprendizagem


Um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) é dar resposta às necessidades de uma diversidade de estudantes, tendo em consideração as suas características individuais e cognitivas. Os avanços nas neurociências têm contribuído para uma compreensão mais aprofundada sobre as diferenças individuais face à aprendizagem. Tem-se vindo a reconhecer que vários/as estudantes universitários (e não apenas estudantes com deficiência) enfrentam barreiras que interferem na sua capacidade de alcançar os resultados de aprendizagem.



Formador(es)
Marisa Alexandra Maia Machado

Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Plural

Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docente


Esta formação é dirigida a docentes que pretendam aumentar o seu reportório de aptidões para o desenvolvimento e refinamento de materiais multimédia de suporte a atividades pedagógicas e de investigação. A formação tem um caráter teórico-prático e pretende proporcionar conhecimentos básicos sobre a operação do software Blender 3D - um software gratuito e versátil para produção de modelos 3D e respetiva animação.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Digital

Saúde mental nos estudantes de Ensino Superior: Identificação de sinais de risco e atuação


O contexto académico universitário desempenha um importante papel no desenvolvimento dos estudantes, uma vez que o ambiente é um dos maiores modeladores do comportamento. Nesta sessão, abordar-se-á dados sobre a saúde mental dos jovens universitários, o papel dos docentes, sinais de alerta e como agir em situações de crise. O principal objetivo da formação consiste na capacitação dos docentes para a identificação, sinalização e orientação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem saudável.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Estudante

Estudantes ativamente envolvidos nas aulas com os seus telemóveis: estratégias de utilização de Audience Response Systems (ARS)


Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores).



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Digital

Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter prático


Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. Estas ferramentas, assim como as metodologias de ensino adequadas, podem potenciar o interesse do estudante e respetivo envolvimento com o trabalho proposto, resultando numa participação mais ativa em sala de aula.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Plural

Challenge Based Learning – da Teoria à Prática


A metodologia de Challenge Based Learning (CBL) envolve a identificação, análise e desenho de uma solução para um problema de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A experiência de aprendizagem é tipicamente multidisciplinar, envolve diferentes perspetivas dos parceiros envolvidos e visa encontrar uma solução, de forma colaborativa, que seja ambiental, social e economicamente sustentável. Este workshop visa ser uma introdução à metodologia de CBL. Num primeiro momento exploram-se os princípios orientadores e etapas desta metodologia de aprendizagem ativa.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Rede

Portfolio digital em cursos técnico-científicos: sua aplicação, da unidade curricular ao ciclo de estudos e à entrada no mercado de trabalho


A sessão pretende apresentar o portfolio digital, explorando a sua aplicação como ferramenta de aprendizagem e monitorização, no âmbito de diferentes unidades curriculares e de um ciclo de estudos.



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h30

Percurso EPIC
+Plural

RUN.EU Future Skills - O Conceito 50+10 na dinamização de aprendizagens ativas


O conceito 50+10 é um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills e no projeto aplicado. Este modelo visa modelar a abordagem pedagógica nas Licenciaturas, promovendo-se o desenvolvimento de competências e atividades práticas que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, dinamizado em simultâneos por momentos de Future Skills e de competências técnicas, e assim facilitando transformações mais profundas nos conhecimentos, atitudes e nas melhorias sociais dos estudantes.



Formador(es)


Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Plural

Boas práticas curriculares em contexto de Ensino Superior: recursos para a promoção do sucesso académico.


Esta ação foca-se na apresentação de três recursos script (e-books) para discussão e partilha de boas práticas de desenvolvimento curricular. Os participantes terão a oportunidade de refletir na sua prática pedagógica considerando os temas principais sugeridos nos e-books: "Barreiras à Aprendizagem", "Flexibilidade Curricular: Gestão Programática" e "Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso".



Formador(es)


Data e horário


Duração
1h

Percurso EPIC
+Plural

Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal


A contemporaneidade parece caracterizar-se por avanços tecnológicos frenéticos, mudanças sociais e políticas céleres, produção e disseminação incessantes de (des)informação. Para quem é docente no ensino superior, o desafio da educação e da formação de estudantes torna-se ainda mais premente, pretendendo o desenvolvimento individual, social, profissional de indivíduos que possam ser cidadãs e cidadãos num mundo globalizado, em que o local e o global não se podem desenredar. Mas como preparar as e os estudantes para o mundo?



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Data e horário


Duração
2h

Percurso EPIC
+Estudante