Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. Estas ferramentas, assim como as metodologias de ensino adequadas, podem potenciar o interesse do estudante e respetivo envolvimento com o trabalho proposto, resultando numa participação mais ativa em sala de aula. A organização do espaço físico, os momentos de diálogo coletivo, as apresentações dinâmicas, a construção de um caderno de processo de trabalho, são algumas das ferramentas que poderão orientar o estudante para uma aprendizagem mais sólida, baseada na evolução progressiva. Estas estratégias tendem a motivar segurança e conforto no estudante, criando assim ambientes propícios à aprendizagem e à exploração.