O conceito 50+10 é um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills e no projeto aplicado. Este modelo visa modelar a abordagem pedagógica nas Licenciaturas, promovendo-se o desenvolvimento de competências e atividades práticas que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, dinamizado em simultâneos por momentos de Future Skills e de competências técnicas, e assim facilitando transformações mais profundas nos conhecimentos, atitudes e nas melhorias sociais dos estudantes. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da FASA na RUN-EU (Regional University Network - European University) para a promoção do que são as habilidades avançadas do futuro e como elas podem ser desenvolvidas no contexto específico do IPCA.