Formador(es)

A contemporaneidade parece caracterizar-se por avanços tecnológicos frenéticos, mudanças sociais e políticas céleres, produção e disseminação incessantes de (des)informação. Para quem é docente no ensino superior, o desafio da educação e da formação de estudantes torna-se ainda mais premente, pretendendo o desenvolvimento individual, social, profissional de indivíduos que possam ser cidadãs e cidadãos num mundo globalizado, em que o local e o global não se podem desenredar. Mas como preparar as e os estudantes para o mundo? E como podemos, nós, docentes e formadoras/es contribuir para a construção de escolas verdadeiramente transformadoras de indivíduos e comunidades? Nesta sessão, pretende-se criar um espaço para questionarmos as nossas práticas pedagógicas e identificarmos o que lhes dá sentido, pensarmos alternativas que transformem os quotidianos do ensino superior, idearmos uma ação em rede com a comunidade – quer a académica quer a envolvente à escola, e antevermos a transformação que queremos fazer acontecer nas nossas escolas. Partindo da troca de boas práticas de quem participa, farão parte da discussão conceitos práticos como indagação da pedagogia, pensamento crítico, comunidades de aprendizagem, e extensão crítica.