Os representantes das seis instituições de Ensino Superior nacionais que integram o EPIC - Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação vão reunir-se na Universidade da Beira Interior, para o segundo Meeting deste consórcio. O encontro a ter lugar na Covilhã, no dia 29 de novembro de 2024 (sexta-feira), será uma jornada de trabalho em torno da evolução do projeto que visa implementar um ensino interativo e alinhado com os desafios atuais.
O EPIC junta as universidades de Aveiro (UA), Beira Interior (UBI) e Minho (UM) e os institutos politécnicos do Cávado e Ave (IPCA), Leiria (IPLeiria) e Viana do Castelo (IPCV). No total, representam 72 mil estudantes e seis mil docentes e investigadores. Os 25 campi destas instituições são sede de 89 centros de investigação e cinco parques de ciência e tecnologia.
O consórcio quer contribuir para a transformação do Ensino Superior, através da inovação pedagógica em cocriação e da prática de novas metodologias em ambientes de aprendizagem diferenciados, centrados na capacitação dos docentes. Está prevista a realização de um mapeamento, formações, ações personalizadas de desenvolvimento pedagógico e criação de ferramentas digitais, entre outras.
O Meeting a ter lugar na UBI reúne as equipas dos cinco grupos de trabalho do EPIC, que concentram as tarefas a desenvolver pelo consórcio: “Desenvolvimento Referencial de Certificação de Competências”; “Programas Transformadores de Desenvolvimento de Docentes de Ensino Superior”; “Recursos de apoio à Inovação Pedagógica e Recursos Pedagógicos de Qualidade”; “Avaliação de Impacto e Valorização das Iniciativas”; e “Disseminação e Experiência EPIC”.
O projeto EPIC insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior, visando a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica.
O consórcio EPIC foi lançado em junho deste ano.