A plataforma Teaching Analytics como ferramenta de análise de dados para a melhoria dos processos pedagógicos no Ensino Superior. A Teaching Analytics, ferramenta de análise de dados desenvolvida na UBI, combina dados da sala de aula com métricas de desempenho académico para fornecer aos Professores insights abrangentes sobre as suas metodologias de ensino. O projeto procura melhorar o processo de ensino-aprendizagem, disponibilizando aos professores os dados necessários para identificar áreas de melhoria, intervir de forma proativa e otimizar os resultados dos alunos. |
Modelo de CBL transversal ao 1º ano do ciclo de estudos do Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web da UA O Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web da Universidade de Aveiro teve a sua primeira edição no ano letivo de 2021/2022. Esta oferta formativa teve a particularidade de ter sido desenhada, e proposta à A3ES, com base na estratégia pedagógica de Challenge-Based Learning (CBL), aplicada de modo transversal no decurso do 1º ano do ciclo de estudos. |
Motivar para aprender no Ensino Superior A desmotivação dos estudantes é frequentemente apontada como um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem. Nesta formação explorar-se-á os diversos tipos de motivação, as causas, bem como estratégias práticas e eficazes que os docentes poderão implementar para motivar os estudantes no seu processo educativo, criando um ambiente de aprendizagem estimulante e inspirador. |
Um percurso sem retorno: A permanência em mudança dos estudantes do ensino superior Esta ação procura refletir sobre alguns aspectos que parecem ser críticos para um percurso bem sucedido dos estudantes do ensino superior. Por um lado, as variáveis que estão associadas aos processos de adaptação proativa ao percurso académico e aos desafios, externos e internos, que se colocam a este processo. Depois, refletindo sobre o poder da auto-regulação no envolvimento em comportamentos que promovam o sucesso pessoal e académico. |
Documentos mais acessíveis Nesta sessão iremos abordar questões de legibilidade e acessibilidade aos documentos produzidos no contexto académico. Pretende-se promover a consciência para algumas barreiras existentes e ilustrar como se podem ultrapassar com base em recursos ao alcance de todos. Em resumo, será uma sessão prática para demonstrar e experimentar algumas soluções simples que permitem tornar os documentos mais acessíveis, promovendo a inclusão. |
Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos Esta formação é dirigida a docentes que pretendam aumentar o seu reportório de aptidões para o desenvolvimento e refinamento de materiais multimédia de suporte a atividades pedagógicas e de investigação. A formação tem um caráter teórico-prático e pretende proporcionar conhecimentos básicos sobre a operação do software Blender 3D - um software gratuito e versátil para produção de modelos 3D e respetiva animação. |
Criação de Conteúdos Interativos com H5P no Moodle Nesta sessão de formação, os participantes irão explorar o potencial da integração do H5P no Moodle para criar conteúdos interativos que enriquecem o ensino e a aprendizagem. Através de uma abordagem prática, os professores irão aprender a utilizar diferentes tipos de atividades do H5P, desde quizzes interativos até vídeos com anotações, para tornar as suas aulas mais dinâmicas e envolventes. |
Acolher e promover a diversidade com sucesso no Ensino Superior Promover a diversidade no ensino superior é um desafio que exige compromisso e ação. A promoção da diversidade no ensino superior começa com a criação de políticas institucionais que incentivem a inclusão e a equidade, mantendo a qualidade das suas respostas formativas. |
Promoção de práticas inclusivas e equitativas de género nas áreas STEM no Ensino Superior Esta ação de formação destina-se a professores de todas as áreas do ensino superior e visa sensibilizá-los para a importância da inclusão e equidade de género nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). |
Um processo colaborativo para pensar e trabalhar o desenho em design No decorrer desta formação pretende-se discutir algumas possibilidades que promovam estratégias de ensino e de aprendizagem inovadoras. O contexto será em redor de competências de desenho fundamentais para as diversas áreas dos cursos de design e para uma atuação como futuro designer. Deste modo, esta formação pretende salientar três pontos fundamentais: 1.º: situações aplicadas em contextos académicos sobre estratégias e metodologias além da visão de ensino tradicional. 2.º: abordagens desenvolvidas sobre inovar no ensino e aprendizagem do desenho. |
Aprendizagem-Serviço: Abordagem Pedagógica Experiencial Aprendizagem-Serviço (ie, “Service-Learning” ou “Experiential Learning”) é uma metodologia ativa, que se afasta do modelo de ensino tradicional, permitindo que os estudantes se envolvam numa educação experiencial que contribui para o desenvolvimento de competências de organização, comunicação, capacidade de análise, aprendizagem autónoma, espírito empreendedor, criatividade, trabalho de equipa e compromisso ético. |
Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter prático Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. Estas ferramentas, assim como as metodologias de ensino adequadas, podem potenciar o interesse do estudante e respetivo envolvimento com o trabalho proposto, resultando numa participação mais ativa em sala de aula. |
Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal A contemporaneidade parece caracterizar-se por avanços tecnológicos frenéticos, mudanças sociais e políticas céleres, produção e disseminação incessantes de (des)informação. Para quem é docente no ensino superior, o desafio da educação e da formação de estudantes torna-se ainda mais premente, pretendendo o desenvolvimento individual, social, profissional de indivíduos que possam ser cidadãs e cidadãos num mundo globalizado, em que o local e o global não se podem desenredar. Mas como preparar as e os estudantes para o mundo? |